Dia Mundial da Água
Saneamento no Brasil - Ainda há muito a ser feito
Hoje, 22 de Março, é o Dia Mundial da Água. Essa data foi definida pela ONU em 1992 com o objetivo de reafirmar que as medidas de água e saneamento são fundamentais para a redução da pobreza, o crescimento econômico e a sustentabilidade ambiental.
Apesar de termos evoluído desde então, ainda há muito a ser feito. De acordo com o Instituto Trata Brasil, nosso país não trata metade dos esgotos que gera e joga na natureza o equivalente a 5,3 mil piscinas olímpicas de detritos sem tratamento diariamente. O Trata Brasil aponta ainda que 21,7 milhões brasileiros não têm acesso à coleta de esgoto nas 100 maiores cidades do país e 5,5 milhões, à água potável.
Para que se consiga melhorar substancialmente esta realidade se faz necessário investimentos estimados em R$ 500 a 700 Bilhões, com prazo de implementação até 2033, segundo o Novo Marco do Saneamento.
Cabe a cada um de nós apoiar estas iniciativas e cobrar para que os objetivos do Novo Marco de garantir o atendimento de 99% da população com água potável e de 90%, com tratamento e coleta de esgoto, sejam atendidos dentro do prazo estimado.